DICAS SIMPLES PARA APRECIAR MELHOR SUA CERVEJA ESPECIAL

Dicas e Notícias • 07/11/17 às 11h52

DICAS SIMPLES PARA APRECIAR MELHOR SUA CERVEJA ESPECIAL

Você superou a fase de tomar só cerveja estupidamente gelada e descobriu que existe um universo vasto para ser explorado, rico de sabores, aromas e intensidades: as cervejas especiais. Para você que quer aproveitar ao máximo a experiência e ir, aos poucos, conhecendo os rótulos artesanais, reunimos algumas dicas simples e funcionais
para apreciar as cervejas especiais.

#1
CONHEÇA O ESTILO DE CERVEJA QUE VOCÊ ESTÁ PEDINDO

Você não precisa decorar as marcas de cerveja que você vai pedir (se fizer isto um tanto melhor), mas se conhecer por cima qual será o gosto básico de cada estilo (doce, amargo, cítrico, ácido), já vai direcionar para os que te agradam ou não. Confira alguns exemplos práticos:


WEISS: cerveja feita com malte de trigo. Possui espuma cremosa, com aromas entre cravo e banana. Vai bem com queijos, defumados e aperitivos.

LAGER BEER: cerveja equilibrada, que acompanha bem queijos, batata frita, amendoins, castanhas, churrascos e também comida apimentada.

PALE ALE BEER: cerveja clássica frutada, harmoniza com queijos, hambúrgueres, empada, pizza, frutos do mar e também comida apimentada.

DUNKEL BEER: cerveja forte, encorpada, com sabor e aromas bem equilibrados entre o doce e o amargo. Harmoniza com sobremesas à base de chocolate.

#2
NÃO TOME CERVEJA ESPECIAL ESTUPIDAMENTE GELADA

A baixa temperatura mascara o sabor da bebida. Por isso, tente tomar na temperatura ideal indicada para cada uma.

#03
ESCOLHA O COPO IDEAL

Alguns estilos precisam ter um copo especial para que você aprecie a experiência completa. Alguns tipos de copos: pint, weizen, mug, lager, entre outros.

#04
SINTA O AROMA

Uma parte importante de beber uma cerveja artesanal está em sentir o aroma da bebida. Com ele, você vai perceber diferenças do estilo e da cervejaria, como notas frutadas, cítricas, herbal, chocolate, café, entre outros.

#05
SINTA O SABOR

Nem tudo que aparece no aroma vai repetir no sabor da bebida. Às vezes, você vai perceber notas cítricas acompanhando, outras vezes não. No paladar, perceba o amargor, o quanto a cerveja tende para o leve/refrescante ou tem um potencial mais pesado (corpo elevado), licoroso e alcoólico.

Fonte: adaptado do site MHM (Manual do Homem Moderno)

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal