Cerveja artesanal e suas harmonizações de Páscoa

Harmonização • 10/04/17 às 16h26

Cerveja artesanal e suas harmonizações de Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais prazerosos de se curtir quando se fala em comida. O chocolate é um dos protagonistas da celebração, porém há diversos outros pratos típicos que combinam muito bem com cerveja, como a colomba pascal ou mesmo frutos do mar como bacalhau e camarão.


Para uma harmonização dar certo, antes de tudo é necessário identificar as principais características de cada um dos elementos a serem degustados e entender como eles combinam. O chocolate branco, por exemplo, é bem adocicado e tem sabor de leite e manteiga de cacau, o que combina muito bem com uma cerveja mais ácida e que tem adição de frutas vermelhas. Já no caso do chocolate meio amargo, uma cerveja com perfil de torrefação e amargor presente é uma combinação mais interessante. 
Outros pratos, como por exemplo os feitos à base de frutos do mar, são muito diversos e dependem muito do modo de preparo e os temperos utilizados, como veremos nos exemplos abaixo.
Confira então algumas sugestões de harmonização com pratos clássicos de Páscoa.

Bacalhau à portuguesa

O clássico bacalhau à portuguesa, feito no forno com batatas, tomate e cebola, e regado de muito azeite. Por ser um prato untuoso, uma cerveja com teor alcoólico mais elevado, alta carbonatação e paladar seco vai muito bem para limpar o palato. Um perfil condimentado complementa os sabores do prato.
Sugestão de harmonização: Pale Ale Queen’s

Salmão com molho de maracujá


O salmão é um peixe de textura rica, que fica ótimo servido com um molho de maracujá cítrico. Da mesma forma, uma cerveja com uma base de maltes presente e intensos aromas cítricos de lúpulos americanos, é boa uma escolha para ampliar esta combinação de sabores.
Sugestão de harmonização: Premium Queen’s

Camarão na moranga

Frutos do mar com preparo mais delicado geralmente combinam com cervejas cítricas. Já um prato como camarão na moranga, que tem uma textura cremosa e o sabor adocidado da abóbora, e ainda muitas vezes é um tanto apimentado, vai bem com cervejas de perfil maltado e com baixo amargor.
Sugestão de harmonização: Premium Queen’s

Colomba pascal

Já no departamento de sobremesas é onde a Páscoa realmente acontece, e a colomba pascal é um dos exemplo mais tradicionais. A colomba pascal lembra muito um panetonne natalino, com suas frutas cristalizadas e aroma de baunilha. Vai muito bem junto com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes remetendo a caramelo, castanhas e chocolate.
Sugestão de harmonização: Dunkel Queen’s

Chocolate branco

O chocolate branco é bastante doce, com sabor de leite e manteiga de cacau. E assim com uma sobremesa à base de creme de leite vai bem com frutas vermelhas, o mesmo acontece com o chocolate branco. Uma cerveja com adição de frutas vermelhas, principalmente se tiver uma acidez presente para contrabalancear o dulçor, é o par perfeito para este tipo de chocolate.
Sugestão de harmonização: Abadia Queen’s

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite, assim como o branco, é um tanto adocicado, porém traz sabores mais próximos do toffee e de nozes. Combine com uma cerveja de perfil torrado, lembrando um bom café.
Sugestão de harmonização: Abadia Queen’s

Chocolate meio-amargo


Este tipo de chocolate é mais intenso em aroma e sabor, com amargor de médio a alto, e portanto precisa de uma cerveja à altura. Uma Dunkel tem o teor alcoólico e amargor suficientemente altos para equilibrar com a intensidade do chocolate, enquanto os sabores de torrefação de ambos se complementam.
Sugestão de harmonização: Dunkel Queen’s

E aí que tal garantir a sua Queen's para cada prato? Depois conte-nos como foi a experiência.

Fonte: Mestre cervejeiro

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal