DICAS PARA VIAJAR COM GARRAFAS E LATAS DE CERVEJAS NA MALA

Dicas e Notícias • 13/02/20 às 14h18

DICAS PARA VIAJAR COM GARRAFAS E LATAS DE CERVEJAS NA MALA

É delicioso viajar e provar as cervejas fresquinhas direto da fonte, na terra onde ela foi produzida e de preferência bebendo com os moradores locais enquanto compartilham suas histórias. Mas também é muito bom trazer algumas na mala para desfrutar no conforto da sua casa, ou com os amigos, enquanto relembra os melhores momentos da viagem.
Nessa hora sempre surgem algumas dúvidas como: “Posso levar as garrafas no avião? Quantos litros são permitidos? Como devo embalar? Tenho que despachar?”.

BAGAGEM DE MÃO EM VOO NACIONAL


O site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que o passageiro poderá levar até 5 litros de bebida (em recipientes com capacidade de até 1 litro cada) com até 70% de graduação alcoólica por volume. A bebida deve estar com lacre de fábrica e pode ser transportada na bagagem de mão ou despachada.
Esse é o máximo permitido para bagagens de mão em vôos nacionais. Mas atenção, para voos internacionais a regra é outra.
Mesmo que o cuidado com a bagagem de mão seja maior, afinal é você quem cuida e a coloca no bagageiro, é recomendável envolver as garrafas com roupas, meias ou plástico bolha para evitar o choque entre elas e um possível rompimento do recipiente.

BAGAGEM DE MÃO EM VOO INTERNACIONAL

Se estiver trazendo cervejas ou outras bebidas de uma viagem internacional, esqueça a bagagem de mão e coloque tudo na mala que irá despachar, a não ser que compre as bebidas no Free Shop.

BAGAGEM DE DESPACHADA

Aqui é onde a festa acontece. É na bagagem despachada que você irá trazer suas garrafas repletas de felicidades, e justamente por isso, é aqui onde o cuidado deve ser primoroso.
Na bagagem despachada você pode trazer 12 litros de bebidas. Se pensar que as garrafas têm normalmente 330ml ou 500ml, é muita coisa.

DICAS

1. COMO EMBALAR AS GARRAFAS?

Você pode usar várias técnicas como enrolar em camisetas, colocar dentro das meias, enrolar em toalhas etc. Mas mesmo usando as roupas para proteger suas garrafas, eu sugiro que use também sacolas plásticas (duas por garrafa) ou aquelas embalagens tipo Zip Lock, plástico bolha e fita adesiva.
Envolva a garrafa no plástico bolha. Eu sempre dou umas três voltas.
Passe a fita adesiva envolvendo toda garrafa, coloque dentro da sacola plástica e dê um nó. Em seguida coloque a garrafa de ponta cabeça dentro da segunda sacola plástica e de outro nó. A ideia das sacolas é tentar proteger ao máximo suas roupas do líquido caso ela quebre.
Agora é só envolver em uma camiseta, toalha, calça, meias ou qualquer peça de roupa que ajude a proteger ainda mais contra o impacto.
Parece óbvio, mas….embale cada garrafa individualmente.
Uma outra opção são aquelas rede de espuma EPE usadas normalmente para proteção de frutas como em mamão papaya. Funciona bem.

2. ORGANIZANDO AS CERVEJAS NA MALA

As malas/mochilas são como bolas de futebol americano nas mãos da galera da carga e descarga do aeroporto, mal pegam e arremessam longe, por isso não é recomendável colocar as cervejas nas laterais da mala. Acomode-as sempre no meio.
Quanto mais no interior elas ficarem, melhor pra todos. Se as garrafas não estiverem bem protegidas, evite colocá-las uma ao lado da outra. O choque entre elas pode ser um problema.
Deixe sua mala bem compacta de forma com que as garrafas não fiquem soltas lá dentro. Quanto mais fixas, menos problemas.
Mesmo que você arrume muito bem a sua mala, ainda corre o risco da polícia de imigração abrir para uma inspeção sem que você saiba. Na hora de fechar eles não vão organizar, por isso é importante proteger bem cada cerveja e não utilizar apenas roupas para protegê-las.

3. COMPRE EMBALAGENS ESPECIAIS

Hoje temos várias opções de embalagens especiais para proteger suas garrafas. São caras mas funcionam bem.

VIAJAR COM GROWLER

Em voos nacionais já passei com growler de vidro de 1 litro na bagagem de mão cheio de cerveja e não me pararam ou fizeram qualquer pergunta. O growler tem que estar bem vedado. Não recomendo enviar na bagagem despachada e nem em voos internacionais.

• Procure trazer o que não bebeu por lá, ou o que bebeu e gostou muito.
• Copos são legais, mas o cuidado deve ser em dobro. Preencha o interior dos copos com meias.
E um último conselho…
• Aproveite para beber enquanto estiver viajando, curtindo a atmosfera e energia local. É legal trazer cerveja, mas é mais legal prová-la no seu local de origem.


Fonte: Adaptado do site Viajante Cervejeiro

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal