10 LIVROS QUE NENHUM CERVEJEIRO PODE DEIXAR DE LER

Dicas e Notícias • 08/01/20 às 16h54

10 LIVROS QUE NENHUM CERVEJEIRO PODE DEIXAR DE LER

“A Cerveja é a bebida alcoólica mais popular do mundo e, ainda assim, não é valorizada. Pode ter tantas nuances de cor, aroma e sabor quanto um bom vinho, e tem uma complexidade maravilhosa, enriquecedora. Quanto mais você entender sobre cerveja, mais a apreciará”
Essa frase apaixonada de Michael Jackson mostra todo o amor na sua relação com a cerveja. Michael é considerado o maior escritor sobre cervejas do mundo. Suas obras tentam dar um novo valor à bebida, que na maioria das vezes é vista como simples objeto de integração e de pouca complexidade. Sua missão é difundir a importância gastronômica da cerveja e a diversidade de características que nasce da sua degustação.


1) O Guia Ilustrado Zahar – Cerveja, de autoria do próprio Michael. Nele, o Beerhunter (Caçador de Cervejas) faz uma viagem por todos os continentes, contando histórias, curiosidades e explicando detalhadamente sobre cada estilo, cada escola cervejeira. Um livro para iniciantes que queiram se encantar com esse mundo, mas também para cervejeiros “velhos de guerra” que conhecerão histórias inimagináveis sobre o mundo da cerveja.

2) Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado
Se você quer adquirir conhecimento cervejeiro e não sabe por onde começar, a pedida certa é o livro de Ronaldo Morado. Nesta quase “Gramática da Cerveja”, ele enumera e explica todos os conceitos (desde os mais simples), passa por toda história da bebida em mais de 30 países, além de falar de harmonizações e degustação. Indispensável para cervejeiros e futuros cervejeiros.

3) Notas de um velho safado – Charles Bukowski
Pois é. Não esquecemos do velho Bukowski, um dos maiores cervejeiros da literatura. Quando jovem, expulso de casa, desertor militar e amante das putas mais largadas dos Estados Unidos, ele se entupia com as cervejas mais baratas da vizinhança. Depois do reconhecimento, nos anos 80, ganhou uma grana e aproveitou seus últimos anos bebendo muito bem. Embora não escrevesse sobre cervejas, a bebida foi a fiel companheira do escritor alemão (já que as mulheres mudavam todos os meses) nos anos de labuta e nos de glória também.

4) 1001 Cervejas para beber antes de morrer – Adrian Thierney-Jones
Talvez seja mais correto chamar esse livro de “Guia do projeto de vida ideal”. Quem conseguir beber todas essas 1001 cervejas antes de “bater as botas”, pode ser considerado um homem que aproveitou a vida. É ideal pra você que passou alguns anos juntando grana e decidiu viajar pelo mundo provando as cervejas de todos os cantos.

5) Por quem os sinos dobram – Ernest Hemingway
Hemingway é um dos maiores romancistas (e contistas) de todos os tempos. O Norte-Americano, que já ganhou um prêmio Nobel da literatura, era famoso por ser um cervejeiro de marca maior. Apesar da bebida não ser protagonista na maior parte de suas histórias, foi ela que lhe deu a inspiração para escrever suas obras-primas, como “O velho e o mar” e “Por quem os sinos dobram”.

6) A mesa do Mestre-Cervejeiro – Garrett Oliver
Do ilustre mestre cervejeiro Garrett Oliver, da Brooklyn, de Nova York, é a bíblia da harmonização de cervejas. E Garrett é considerado o Papa. Ele mostra o quão versátil pode ser a bebida na harmonização com alimentos, numa ótima leitura. Se você gosta de gastronomia, não pode deixar de ler.

7) Da preguiça como método de trabalho – Mario Quintana
Mario Quintana, hoje reconhecido poeta gaúcho, levou a vida de hotel em hotel, sempre sem grana e acompanhado da sua cerveja. Segundo o gênio Carlos Drummond de Andrade, Quintana foi um dos maiores escritores da língua portuguesa. Simples, sensível e direto (como uma boa cerveja também pode ser), “Da preguiça como método de trabalho” são pensamentos soltos no papel, um livro muito gostoso de se ler, que harmoniza muito bem com qualquer boa cerveja.

8) A Cerveja – Josimar Melo
É o guia-de-bolso sobre cerveja. Para quem quer conhecer rapidinho muitos termos, conceitos e processos do mundo cervejeiro. Mesmo que não tão completo quanto os de Michael Jackson e Ronaldo Morado, neste livro podem ser encontrados o que é a cerveja, como bebê-la, os números de produção, juntamente com listas de tipos e marcas e a história da cerveja no Brasil.

9) O Arqueiro/ O Andarilho/ O Herege – Bernard Cornwell
Claro que não poderia faltar a mistura histórica Guerra x Cerveja. Essa trilogia de Bernard Cornwell, maior romancista de ficção histórica vivo, conta a história do arqueiro Thomas de Hookton e sua busca pelo Santo Graal. Tendo como plano de fundo a famosa “Guerra dos 100 anos” entre França e Inglaterra, as conversas, comemorações, romances e brigas têm quase sempre como cenário uma típica taberna medieval, onde os guerreiros se deleitavam com as cervejas caseiras produzidas pelos donos.

10) Brasil Beer: O guia de cervejas brasileiras – Hélcio Oliveira e Henrique Gutenberg
Neste detalhado guia, os autores mapearam e catalogaram praticamente todas as cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais que atualmente existem no Brasil. Mas o mais bacana dessa obra é que ela apresenta roteiros, dicas de viagens, para quem quer conhecer o Brasil a partir da diversidade de estilos cervejeiros.

Quisemos ampliar o leque. Pensamos além dos guias de cervejas para que as indicações te proporcionem grandes leituras, cada uma no seu estilo. Boa leitura.


Fonte: Wine

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal