ENTENDENDO A COLORAÇÃO DA CERVEJA

Dicas e Notícias • 09/11/18 às 11h29

ENTENDENDO A COLORAÇÃO DA CERVEJA

O processo seletivo do apetite começa ao analisarmos a aparência da bebida ou da comida. É a aparência que vai despertar o desejo pela degustação daquele determinado alimento e no caso da cerveja, esse apelo vem da cor, da espuma e da transparência que ela possui.

Ao degustar uma cerveja, cinco características devem ser observadas: aparência, paladar, aroma, tato (deve ser percebido na boca) e drinkability. Esses fatores são influenciados pelo teor alcoólico que vai reforçar algumas características e neutralizar outras. A cerveja é considerada boa quando conseguimos perceber, no aroma, a
presença do malte e do lúpulo.

COMO DEFINIR A COR DA CERVEJA

A cor está diretamente ligada à definição do tipo de cerveja, sua receita. Ela também revela o malte utilizado e o seu grau de torreifação. O grau de torreifação do malte não interfere apenas na cor, mas sim no sabor, e é por isso que esse balanceamento exige muita prática e conhecimento dos cervejeiros no processo de fabricação das cervejas artesanais.

AS ESCALAS DE CORES DA CERVEJA


Existem duas escalas que são utilizadas para medir a cor das cervejas: a EBC, européia, e a SRM, americana.
A escala EBC – European Brewing Convention (Convenção de Cervejeiros da Europa), pode ser aplicada à cerveja ou apenas ao malte. A escala europeia classifica como cerveja clara a que tiver a cor correspondente a menos de 20 unidades EBC, e como cerveja escura a que tiver cor correspondente a 20 unidades EBC ou mais.
A escala SRM – Standard Reference Method – baseia-se na espectrofotometria, que mede a absorção de luz em certos comprimentos de onda, para definir as cores das cervejas. Os valores da escala SRM equivalem a 40% dos valores da EBC, portanto, 10 unidades EBC equivalem a 4 unidades SRM.


Fonte: adaptado do site “Beer Bier” (https://goo.gl/q9HDm5) 

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal