OKTOBERFEST: DESCUBRA A ORIGEM DA TRADICIONAL FESTA ALEMÃ

Dicas e Notícias • 11/10/18 às 16h37

OKTOBERFEST: DESCUBRA A ORIGEM DA TRADICIONAL FESTA ALEMÃ

Um fato curioso é que a cerveja só foi a bebida oficial da Oktoberfest 100 anos depois de sua primeira edição, onde tiveram o apoio de produtores locais.
Mas o Brasil não fica atrás, por aqui temos a segunda maior Oktoberfest do mundo e que vem crescendo cada vez mais.
Essas curiosidades, histórias e dicas sobre essa festa sensacional que ocorre na Alemanha e que hoje já se espalhou por diversos países inclusive no Brasil você ficará sabendo nesse post, então confira!

História da Oktoberfest

A primeira Oktoberfest foi digna de reis, isso por que a festa surgiu da comemoração do casamento em 1810 do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, sendo literalmente um evento que parou a cidade, com desfiles da nobreza, corrida de cavalos e muita comida e bebida.
A população gostou tanto da festa que ela passou a ser realizada anualmente, nascendo assim a maior festa popular do mundo.
O nome Oktoberfest se dá ao fato que esse casamento foi realizado em 12 de outubro, passando a se repetir periodicamente em outubro. Com tempo a festa foi se modificando e um fato é que só em 1918 a cerveja se tornou a bebida oficial da Oktoberfest.
Diversos foram os fatos responsáveis pela popularização da Oktoberfest como por exemplo a chegada de trens que ligavam grandes cidades como Berlim e Munique, a representação dos fotógrafos na Oktoberfest, no qual a festa acabou se tornando um polo para os profissionais produzirem belas fotos que popularizaram o evento e claro as belas cervejas alemã foram cruciais para que a Oktoberfest se tornasse um evento desse porte.

Oktoberfest no Brasil

A popularização da Oktoberfest no Brasil começou na cidade de Blumenau em Santa Catarina, no qual atualmente é a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas de Munique.
A Oktoberfest Blumenau começou depois de uma enchente do rio que corta a cidade chamado Itajaí-Açu. Essa enchente ocorreu em 1984 causado inúmeros prejuízos a cidade. Para contornar essa situação e levantar verbas para consertos e reparos na cidade criaram a Oktoberfest.
Com o sucesso da primeira edição a festa foi se mantendo até os dias de hoje, no qual estima-se que a Oktoberfest Blumenau atrai mais de 700 mil turistas por edição do evento. A festa acontece na Vila Germânica, o maior centro de eventos de Santa Catarina, local todo temático, sendo um pedacinho da Alemanha aqui no Brasil.
Além de muita cerveja e cultura alemã a Oktoberfest Blumenau conta com concursos miss Oktoberfest, de chope em metro, desfiles entre outros

Não é só em Blumenau que acontece Oktoberfest no Brasil.

Outras cidades brasileiras estão celebrando a Oktoberfest, como São Paulo, Santa Cruz (RS), Igrejinha (RS) entre outras.
Em São Paulo a primeira edição ocorreu em 2017, no Sambódromo Anhembi, mas com uma pegada diferente de Blumenau. A Oktoberfest de São Paulo contou com show de cantores brasileiros famosos saindo um pouco da tradicional festa alemã, talvez como uma forma de atração de público para o evento.
Já em Igrejinha uma cidade colonizada por alemães a Oktoberfest é mais tradicional, tendo ocorridos 30 edições a festa por lá conta com muito música típica alemã mas sem deixar de lado os famosos cantores brasileiros sendo talvez a principal diferença entre a cidade de Blumenau.

Curiosidades que você precisa saber sobre a Oktoberfest

Com tantos anos e história do festival, existem curiosidades históricas e por isso listamos algumas delas aqui para você entender do que se trata essa comemoração.
Em apenas 24 anos não ocorreram o evento
Com mais de 200 anos de história foram poucos os anos que não puderam ocorrer a Oktoberfest devido a motivos como as guerras mundiais no qual a Alemanha estava presente em ambas, surto de cólera e na época da hiperinflação em 1923
No ano de 1938 a Oktoberfest aconteceu com outro nome devido o Nazismo, o partido Nazista mudou o nome da Oktoberfest para Gross Deutschen Volksfest (festival popular do império alemão)
Copo tradicional alemão de chopp de 1L chama Mass e por ser de vidro só pode-se tomar cerveja sentado, evitando assim riscos de acidentes
O copo com chopp cheio pesa em volta de 2,5 kg
O recorde que uma garçonete conseguiu carregar foi de 27 canecas (mass)
A cruz vermelha é chamada para atender os problemas de saúde da Oktoberfest
A idade legal para beber cerveja é de 16 anos
Adolescentes de 14 anos acompanhados dos país podem beber cerveja
Pessoas podem ser banidas da Oktoberfest por mal comportamento, sendo a Paris Hilton uma celebridade mundial que foi banida da Oktoberfest
O recorde de público da Oktoberfest é de 7 milhões de pessoas em 1985

Fonte: adaptado do site “Hominilupulo” (https://goo.gl/FzvNhv) 

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal