CIENTISTAS BRITÂNICOS AVALIARAM A CAPACIDADE DO ÁLCOOL PARA DIMINUIR A SENSAÇÃO DE DOR

Curiosidades • 03/07/18 às 13h36

CIENTISTAS BRITÂNICOS AVALIARAM A CAPACIDADE DO ÁLCOOL PARA DIMINUIR A SENSAÇÃO DE DOR

Um estudo recente da universidade britânica de Greenwich sugere que tomar bebidas alcoólicas é mais eficaz para a dor do que tomar analgésicos como o paracetamol.


AÇÃO DA BEBIDA ALCOÓLICA SOBRE A DOR

Pesquisadores analisaram 18 estudos que incluíram, no total, 404 participantes. Neles, foi constatado que, ao elevar o nível de álcool no sangue a aproximadamente 0,08%, o corpo diminui a intensidade do incômodo em 25%. Os cientistas concluíram que duas canecas de cerveja, o equivalente a dois copos de 473 mililitros, contribuem para atenuar um nível de intensidade de dor.
"Encontramos uma forte evidência de que o álcool pode ser comparado às drogas opioides, que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor, como a codeína. Seu efeito é ainda mais poderoso do que o do paracetamol", disse Trevor Thompson, um dos responsáveis pelo estudo, ao tabloide britânico The Sun.
Os pesquisadores afirmam ainda que esses resultados talvez mostrem o porquê de algumas pessoas com dores crônicas fazerem uso exagerado de bebidas alcoólicas, apesar das graves conseqüências para a saúde com o passar dos anos.
Mas ainda não está claro o mecanismo dentro do organismo responsável pelo efeito analgésico: se o álcool reduz os sentimentos de dor porque de fato afeta os receptores cerebrais ou simplesmente porque diminui a ansiedade, o que também pode fazer com que a sensação de dor não seja tão ruim.
A recomendação a longo prazo, contudo, é sempre beber com moderação: A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que não sejam ultrapassadas duas unidades (20 gramas de álcool) por dia, com abstinência de pelo menos dois dias por semana.


Fonte: site "VIX" (https://goo.gl/SE2MXZ)

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal