CONHEÇA 6 MITOS E VERDADES SOBRE A CERVEJA

Dicas e Notícias • 19/06/18 às 10h24

CONHEÇA 6 MITOS E VERDADES SOBRE A CERVEJA

Mesmo sendo a bebida alcoólica mais consumida do mundo, desvendar os mitos e verdades sobre a cerveja é essencial para esclarecer, de uma vez por todas, qualquer boato de mesa de bar.

Aprecie nossas dicas sem moderação:

1. Cerveja deitada na geladeira gela mais rápido

Mito! Ao contrário dos vinhos, as cervejas precisam ser armazenadas sempre em pé na geladeira e não deitadas — como ocorre na maioria das vezes.
Poucas pessoas sabem que evitar o contato do líquido com o ar é importante para evitar a oxidação e por isso, a melhor maneira de obter esse resultado é colocar as nossas cervejas sempre na posição vertical.

2. Cerveja não precisa ser servida estupidamente gelada

Verdade! Apesar do calor predominante em nosso país, beber cerveja muito gelada não é o ideal, considerando que nossas papilas gustativas ficam anestesiadas a baixas temperaturas, o que prejudica toda degustação. Assim, fica mais difícil identificar as propriedades da bebida. Você pode ler mais sobre temperatura de cerveja, nesse post.

3. Cerveja engorda e dá barriga

Mito! Muitas vezes, culpamos a cerveja pelo aumento da gordura em nosso corpo, principalmente em regiões como a barriga.

Entretanto, é bom lembrarmos que a cerveja não é uma bebida calórica e que o consumo moderado dela não causa barriga. Já os petiscos e comidas gordurosas que são consumidos juntamente com a cerveja podem sim ser a causa!

4. Cerveja possui poucas calorias

Verdade! Acredite se quiser, mas uma cerveja tipo Pilsen possui menos calorias que um copo de suco de laranja ou vinho. De acordo com estudos, o consumo moderado de cerveja pode prolongar a vida e reduzir o risco de infartos.
Contudo, esses benefícios só são bem aproveitados mediante um consumo moderado.

5. Não tem existe diferença entre Chope e Cerveja

Mito! É quase um consenso entre nós, apreciadores de cerveja, que existe uma diferença perceptível entre o chope e a cerveja, não é mesmo? Pois é, existe sim, mas apenas na etapa de pasteurização.
Diferente da cerveja, o chope não passa por esse processo após a sua fabricação e por isso, a validade e o sabor de boca se diferenciam um pouco.

Esse assunto é tão interessante, que vamos preparar um post só sobre isso. Fiquem ligados!

6. O colarinho da cerveja é importante


Verdade! Mesmo que você não goste de colarinhos, é interessante saber que ele existe por diversos motivos, dentre eles, um muito especial: para impedir que a cerveja entre em contato com o ar e se oxide, alterando seu sabor.
Além disso, a espuma (ou colarinho) ajuda na manutenção da temperatura e da carbonatação da cerveja! E muito importante, faz parte da experiência sensorial!
Agora que já colocamos tudo em pratos e copos limpos, você já pode contar para os seus amigos quais os mitos e verdades sobre a cerveja! Quer aprender mais assuntos como este? Então, siga-nos no Instagram e no Facebook!

Fonte: Instituto da Cerveja (https://goo.gl/fVMsMJ) 

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal